Novas Tecnologias em Caldeirão Grande-Ba
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

+7
jaine
Val
Jivanildo Oliveira
nan cy gonçalves
Aantonio
Priscila
Admin
11 participantes

Ir para baixo

Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Empty Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

Mensagem  Admin Seg Ago 22, 2011 12:10 pm

Após a leitura do texto Por que precisamos usar a tecnologia na escola? (pp40-48)coloque aqui no fórum a sua opinião. Comente também a opinião de seus colegas participantes do fórum.
Abraços em todos,
Prof. Simão Barros

Admin
Admin

Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/08/2011

https://nov-tec-cal-grand.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Empty Re: Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

Mensagem  Priscila Seg Ago 22, 2011 1:29 pm

Hoje em dia há bastante concordância sobre o fato da informática deve ser incorporada ao processo educacional.
Permanecem contudo, as dúvidas sobre por que (ou sob qual perspectiva) e sobre como essa informação deve acontecer.
Em síntese. Como diz Hugo Assmann (1998) , não basta educar a massa trabalhadora para alimentar a máquina produtiva, é preciso educar para provocar indignação frente à aceitação conformista da relação tecnologia X exclusão preciso formar cidadãos aptos a construir uma sociedade solidária, principalmente quando se considera que uma sociedade sensivelmente solidária precisa ser permanentemente reconstruída. Cada geração precisa aprender a dar valor a solidariedade.
A educação para a solidariedade persistente se perspectiva como a mais avançada tarefa social emancipatória. (ASSMANN, 1998, p.21).
Precisamos pensar em alfabetização tecnológica para todos, pois quem não compreende a tecnologia não vai poder opinar sobre o que fazer com ela. Felizmente a sociedade está mais atenta sobre esta necessidade e tem buscado equipar as escolas; há também muitos projetos de inclusão digital que buscam ampliar o acesso às novas tecnologias.
A melhor foram de combater o apartheid digital a longo prazo é investir diretamente nas escolas, de modo que os alunos possam ter acesso desde cedo às novas tecnologias. (BAGGIO, 2003).
No Brasil o número de escolas com computadores e acesso à internet ainda está muito longe do ideal. Tentando mudar esta realidade, o governo Brasileiro lançou o Programa Banda Larga nas Escolas, em parceria com as operadoras de telefonia fixa.
A massificação de competências técnicas é necessária, mas não é suficiente. É preciso mais. É preciso promover a compreensão crítica sobre as tecnologias.
Precisamos considerar que o computador é também uma importante ferramenta pedagógica que pode ajudar a desenvolver o raciocínio das pessoas.
Acreditamos que a aprendizagem significativa e crítica que queremos ver implementadas com as novas tecnologias pressupõe o coletivo, a cooperação entre as pessoas e disciplinas e o diálogo franco e livre.



Priscila

Mensagens : 6
Data de inscrição : 22/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Empty Re: Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

Mensagem  Aantonio Seg Ago 22, 2011 1:30 pm

IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Precisamos usar as tecnologias na escola para aproveitar tudo de útil que a mesmo coloca a disposição da educação e também aproveitar toda a tecnologia que os alunos trazem para a sala de aula.
Ainda não fiz nenhum questionamento sobre esse assunto com colegas ou mesmo estudantes.
Houve-se constantemente que precisamos preparar os nosso alunos para o mercado de trabalho. Mas será que estamos fazendo isso?
O uso das TICs no processo educativo devem ultrapassar os limites da sala de aula ou mesmo da escola visto que as mesmas estão presentes em todos os segmentos da sociedade contemporânea.
O uso das tecnologias nas escolas ainda está muito restrito pois nós professores não estamos sabendo fazer uso te tudo que está presente no ambiente escolar e fora deles como exemplo utilizar os aparelhos celulares que os alunos trazem para a sala de aula, as conversas nas redes sociais, as câmaras digitais e muitos outros.
Sabemos que no Brasil, o número de escolas com computadores e acesso a internet ainda está muito restrito. Segundo pesquisa realizada apenas 5,4% da população com 10 anos de idade
ou mais declarou ter usado a internet na escola. O governo tem se esforçado para que essa realidade seja mudado, o propósito era de que todos os alunos das escolas públicas do Ensino fundamental e Médio situadas na área urbana tivessem acesso a internet banda larga até o final de 2010. mas percebemos que isso ainda não foi possível.
Acreditamos que a aprendizagem significativa e crítica que queremos ver implementadas com as novas tecnologias pressupõem o coletivo, a cooperação entre as pessoas e disciplinas e o diálogo franco e livre.[justify]

Aantonio

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Empty POR QUE PRECISAMOS USAR AS NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA?

Mensagem  nan cy gonçalves Seg Ago 22, 2011 1:33 pm

O uso das novas tecnologias na escola é importante para promoção da inclusão digital dos nossos alunos além de ser uma ferramenta pedagógica na aplicação dos conteúdos ,favorecendo assim uma aprendizagem mais significativa.

nan cy gonçalves

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Empty PORQUE PRECISAMOS USAR A TECNOLOGIA NA ESCOLA?

Mensagem  Jivanildo Oliveira Seg Ago 22, 2011 1:39 pm

De acordo com a leitura do texto pode-se chagar às seguintes conclusões:
O debate a algum tempo atrás era se deveríamos ou não usar as novas tecnologias, hoje o debate é sobre como utilizá-las;
O uso das TIC não deve acontecer somente pelo fato da preparação para o mercado de trabalho, mas também no sentido da formação do cidadão crítico, ou como diria (RAMOS, 1996, p. 6) “para melhorar a si mesmo”.
Ainda nessa discussão Illich (1976) acrescenta que dominar uma ferramenta significa muito mais do que aprender a usá-la, significa decidir o que vamos fazer com ela. E Boff (2005) afirma que ser crítico é ser capaz de responder: quais tecnologias servem a quem?.
O debate sobre o uso das tecnologias na escola precisa ser ampliado, considerando a importância do computador como ferramenta pedagógica, no desenvolvimento do raciocínio das pessoas e na interdisciplinaridade.

Portanto, a importância de se usar tecnologia na escola está no simples fato de sobrevivência, quando se fala na concorrência do mercado de trabalho, e/ou na complexidade da crítica que cada um deve aprender a fazer sobre aquilo que está ao seu redor...

Jivanildo Oliveira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Empty Re: Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

Mensagem  Val Seg Ago 22, 2011 1:47 pm

Hoje em dia, no entanto , já há bastante concordância sobre o fato de que a informática deva ser incorporada ao processo educacional.
Em síntese, como diz Hugo Assmann (1998), não basta educar a massa trabalhadora para alimentar a máquina produtiva, é preciso educar para provocar indignação frente à aceitação conformista da relação tecnologia X exclusão. É preciso formar cidadãos aptos a construir uma sociedade solidária, principalmente quando se considera que uma sociedade sensivelmente solidária precisa ser permanentemente reconstruída. Cada geração precisa aprender a dar valor à solidariedade.
Analisando a história da nossa civilização, percebemos que em vários momentos ocorrem mudanças revolucionárias no modo como o homem vivia.
Precisamos pensar em alfabetização tecnológica para todos, pois quem não compreende a tecnologia não vai poder opinar sobre o que fazer com ela.
É importante também considerar que a escola é um lugar especialmente adequado para a promoção da inclusão digital, uma vez que a maioria dos jovens a frequenta num tempo em que estão bastante abertos ao aprendizado.
No Brasil, o número de escolas com computadores e acesso à internet ainda está muito longe do ideal. Somos criativos quando vamos além das fórmulas convencionais e inventamos maneiras surpreendentes de expressar a nós mesmos...
Enfim, ser criativo significa ser capaz de recriar-se e recriar o mundo, ou de inventar as tecnologias que queremos. Por último, e mais importante, é preciso sermos cuidantes.
Precisamos considerar que o computador é também uma importante ferramenta pedagógica que pode ajudar a desenvolver o raciocínio das pessoas.





Val

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Empty As relações entre escola, a tecnologia e a sociedade

Mensagem  jaine Seg Ago 22, 2011 1:51 pm



No inicio da década de 80, havia o anseio que a tecnologia na educação poderia produzir massificação do ensino.
Hoje em dia, no entanto, já há bastante concordância sobre o fato de que a informática deva ser incorporada ao processo educacional.
O uso ou a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC), nos processos educacionais tem implicações que ultrapassam de longe os muros de uma sala de aula ou de uma escola. Afinal, estas tecnologias favorecem grandes mudanças neste período que está sendo chamado de revolucionário.
De um modo geral, pode-se dizer que a tecnologia abre muitas possibilidades, mas a determinação do que se torna realidade, dentro o que é possível, é do âmbito da política.
Precisamos pensar em alfabetização tecnológica para todos, pois quem não compreende a tecnologia não vai poder opinar sobre o que fazer com ela.
A massificação de competências técnicas é necessária, mas não é suficiente. É preciso mais. É preciso promover compreensão crítica sobre as tecnologias.
No caso do aprendizado sobre a tecnologia, podemos então entender que, além de aprender a usá-la, é preciso ser capaz de dizer para que usá-la e para que não usá-la e, ainda, ser capaz de dizer como deve ser a tecnologia a ser usada.
Precisamos considerar que o computador é também uma importante ferramenta pedagógica que pode ajudar a desenvolver o raciocínio das pessoas. Na verdade acreditamos que a incorporação da tecnologia ao processo educativo cria uma oportunidade ímpar para a estruturação e implantação de novos cenários pedagógicos.

jaine

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Empty Re: Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

Mensagem  Nany Seg Ago 22, 2011 1:57 pm

FUNÇÕES TECNOLÓGICAS

Analisando a incorporação das tecnologias como um todo, ressalva-se uma sociedade de informações baseada nas expectativas e nas reações dos efeitos indesejados que a mesma oferece . De modo geral pode-se dizer que a tecnologia abre muitas possibilidades, possibilidades estas que incluam a todos, pois quem não a compreende fica para traz. Pensando nesta questão observa-se que a sociedade está mais atenta a este fator, devido a própria necessidade de acompanhá-la. Vários projetos de inclusão digital buscam esta ampliação ao acesso às essas tecnologias.
O Processo Tecnológico viabiliza possibilidades de conhecimentos, onde a maneira adequada de manuseá-lo exerce funções essenciais para aprimoração em sala de aula, lugar especialmemte adequado para a promoção da inclusão digital, não bastando sequer tê-los, mas sim como operá-los, havendo uma combinação metodológica e tecnológica, definindo a própria orientação , oportunizando uma estruturação e implantação da prática pedagógica.

Nany

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Empty Re: Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

Mensagem  Drusk Seg Ago 22, 2011 2:06 pm

Desde o surgimento do homem na Terra que temos passado por vários, longos ou curtos processos de evolução. Essa evolução foi e tem sido imprescindível para a conquista de uma vida mais digna e prazerosa. Claro que não trouxe total evolução e bem estar a todos. Com o advento das tecnologias, a aceleração nas transmissões de informações, prestação de serviços e produção de bens, tornou-se bastante rápido. para acompanhar esse processo vamos precisar cada vez mais de pessoas capazes para assumir funções que requer conhecimentos especifícos; e a escola é a porta de entrada para o conhecimento e desenvolvimento de tais tecnologias. Acho que não devemos fugir disso. Num futuro próximo com certeza as tecnologias hoje desenvolvidas, farão parte do passado e novas surgirão.

Drusk

Mensagens : 8
Data de inscrição : 22/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Empty Re: Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

Mensagem  eudenice Seg Ago 22, 2011 2:08 pm

No inicio da década de 80,havia o anseio de que essa tecnologia poderia produzir a massificação do ensino, descartando a necessidade do professor,ou que pudesse levar à aceleração perigosa de estágio de aprendizagem com consequências graves.
O uso ou a incorporação das tecnologias da informação Comunicação (TIC) nos processos educativos tem implicações que ultrapassam de longe os muros de uma sala de aula ou de uma escola.Afinal,estas tecnologias favoreceram grandes mudanças neste período que está sendo chamado de revolucionário.
Muitas incertezas afligem as pessoas nessa época de uso intensivo de novas tecnologias. Dentre as questões em destaque estão:
Como garantir a comunidade de sociedades democráticas e participativas?
Como garantir o acesso à informação por todos e evitar o aumento das formas de controle e vigilância da mesma?
Como conseguir eficiência econômica e evitar o desemprego em massa e mais concentração de renda?
Como com segurança pública e evitar a instalação do terror?
Face às diferenças que se acirram, como conseguir uma sociedade com respeito mútuo,com justiça distributiva e sem invasão da privacidade ou massificação?
Hoje em dia a realidade já não nos permite mais ser otimistas. È um fato bastante triste que o mundo de hoje, onde nunca tanta riqueza foi produzida, há tanto ou mais fome,doenças e injustiças do que sempre houve. Logo, tanta tecnologia por enquanto não produziu os efeitos desejados. Está ficando bastante claro que a forma de uso que damos às TIC é determinante nas respostas dadas a todas as questões que apresentamos acima.
De modo geral, pode-se dizer que a tecnologia abre muitas possibilidades, mas a determinação do que vai se tornar realidade,dentre o que é possível, é do âmbito da política.
É importante também considerar que a escola é um lugar especialmente adequado para a promoção da inclusão digital,uma vez que a maioria dos jovens a frequenta num tempo em que estão bastante abertos ao aprendizado. Além disso, o uso coletivo que ali se pode dar aos computadores torna a inclusão digital a partir das escolas um investimento socialmente relevante.
A intenção com o que foi até agora dito é a de sublinhar a necessidade de criar posturas autônimas e crítica de aprendizado sobre a tecnologia.
Sem o cuidado e a ética esvaziamos as capacidades críticas e criativas, pois, não nos esqueçamos que vivemos um tempo em que nossas ações estão em vias de inviabilizar a vida no planeta.
Acreditamos que a aprendizagem significativa e crítica que queremos ver implementadas com as novas tecnologias pressupõem o coletivo, a cooperação entre pessoas e disciplinas e o diálogo franco e livre.

eudenice

Mensagens : 2
Data de inscrição : 22/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Empty Re: Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

Mensagem  Aantonio Seg Ago 22, 2011 2:50 pm

A realidade da escola onde trabalho com relação ao uso do laborttório de informática ainda está sendo pouco utilizado por professores e alunos pois o referido laboratório so ficou disponível a pouco tempo e os professores ainda anão estão preparados para a utilização de forma adequada uma vez que não tivemos a oportunidade de participar de treinamentos específicos para poder utilizar não só o computador mas também todos os recursos que os alunos trazem como celulares, maquinas digitais e até mesmo as redes sociais.Deviudo ao pouco tempo de funcionamento ainda não se percebe mudanças acentuadas com relação ao uso do Laboratório de informática.
Na escola ainda não foi criada a disciplina de informática o que dificulta também o uso do laboratório por parte dos alunos.Isso
não deve ser motivo de deixar de usar as TIC (Tecnologia de informação e Comunicação). devemos buscar ajuda em nossos colegas que já utilizam esses recursos tão valiosos para o desenvolvimento da educação

Aantonio

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Empty Re: Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

Mensagem  jaine Seg Ago 22, 2011 3:06 pm

Vivemos em um cenário de grandes transformações na área tecnológica. Por isso , o uso ou a incorporação das tecnologia da informática deve ser incorporada ao processo educacional. Afinal, estas tecnologias favorecem grandes mudanças no ambiente escolar, além disso a inclusão digital desperta a curiosidade e o interesse do aluno, visto que a estrutura do mesmo pode facilitar, a observação de fenômenos estudados em aulas.
No Brasil, o número de escolas com computadores ainda está muito longe do ideal, mas tentando mudar esta realidade, o governo Brasileiro está se esforçando e investindo em programas educacionais voltados para o uso da tecnologia da informática. Recentemente foi adicionada ao curriculo escolar a disciplina informática, com o objetico de promover a alfabetização tecnológica. O uso desta tecnologia tem se mostrado bastante positivo, quando relacionados com o aprendizado do conteúdo. Com diz Hugo Assmann(1998), Não basta educar a massa trabalhadora para alimentar a máquina produtiva, é preciso educar para promover indignação frente a aceitação conformista da relação tecnológia X exclusão.
O uso ou a incorporação das Tecnoligias da informação e comunicação nos processos educativos tem implicações que ultrapassam de longe os muros de uma sala de aula ou de uma escola. Afinal, estas tecnologia favorecem grandes mudanças neste período que está sendo chamado de revolucionário.

jaine

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Empty Re: Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

Mensagem  tereza Seg Ago 22, 2011 3:37 pm

Para instruir nosso alunos preparar para o mundo moderno, e acompanhar as novas tecnologia do mundo do mercado de trabalho.


Não

Sim precisamos preparar os nossos professores para eles possam acompanhar as novas tecnologia do mercado de trabalho e ao mesmo tempo preparar os nossos alunos para esse mesmo mercado que está muito exigente atualmente nos últimos tempos.


Não basta educar cidadães para o mercado mas preparar para uma nova sociedade cidadães críticos e solidários,conheci entes dos seus valores e obrigações.



Com introdução das novas tecnologia no mercado de trabalho o mercado torno-se mais exigente , lobrigando as pessoas a prepara-se melhor para esse novo mercado. Revendo essas novas tecnologias sentiu-se a necessidade de implantar em nossas escolas ,um programa com novos tecnologias, com o objetivo de preparar melhor para esse novo mundo de nova tecnologia.


O que podemos observar é que ainda esta muito longe de alcançar a todos essas novas tecnologias mas grandes esforços estão sendo feito em relação a este sentido,para que possa abranger um grande número de pessoa.


Para que o usuário tenha conhecimento das novas tecnologia é preciso que ele esteja inserido no processo de aprendizado.


Com essas novas tecnologias,precisamos formar cidadoas críticos ,criativos pensantes e capazes de compreender as novas tecnologias do mundo moderno.


Essas necessidades foram surgindo na medida em que os problemas foram aparecendo diante de cada um de nós .E surgiu o desejo de buscar esses novos conhecimentos nesse mundo tecnológico.


É importante incorporação das novas tecnologias ao processo de aprendizagem dos nossos professores e alunos ,diante deste senário educativo e pedagógico ,







tereza

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Empty Re: Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

Mensagem  tereza Seg Ago 29, 2011 10:31 am

Desde quando se implantou o laboratório de informática em nossa escola,podemos observar ,a alegria satisfação dos alunos em nossa escola. Muitos alunos que não possuía, computador, e não tinha como pagar algumas horas nas louse ficavam impossibilitados de realizar seus trabalhos escolares. Com implantação do laboratório de informática tornou-se possível a elaboração de trabalhos e pesquisas escolares. Assim que implantou a TIC em nossa escolares acrescentou-se no currículo escolar a disciplina de informática em nossa escola nas turmas de oitava série .Só não funciona melhor por falta de profissionais preparados para orientar melhor os alunos,com eficiência. Mas mesmo assim a satisfação é grande por parte de professores e alunos. Esperamos que fique cada vez melhor com essa oportunidade que estamos tendo com esse curso de introdução digital na escola.

tereza

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Empty Re: Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos